Em Jundiaí na Serra do Japi, ocorrem cerca de 250 espécies de aves encontradas na mata Atlântica.
Através do projeto observatório de aves no Sítio Serra das Paineiras e levantamentos de espécies pelo biológo Marcelo Figueiroa, monitoramos e estudamos as aves da mata Atlântica, com objetivo de medir os resultados das ações de sustentabilidade, e desenvolver atividades que aproximem as pessoas da natureza.
O que é Passarinhar?
Passarinhar ou observar aves, é uma atividade recreativa que consistem identificar espécies de aves em seu ambiente natural. E uma forma de se conectar com a natureza, traz benefícios para saúde física e mental de adultos e crianças.

As aves são ótimos indicadores da saúde do meio ambiente, pois em geral tanto a sua biologia como sua história natural são bem conhecidos

Lista de campo do eBird Sítio Serra das Paineiras

http://serradaspaineiras.com.br/wp-content/uploads/2019/06/Lista-para-Sítio-Serra-das-Paineiras-Atualizada-20.06.2019.pdf

Essa lista é gerada com dados do eBird (ebird.org), uma base de dados global de avistamentos de aves feitos por observadores como você. Se você gostou dessa lista, por favor considere contribuir inserindo seus avistamentos no eBird. A ferramenta é 100% grátis, e as suas observações irão ajudar outros observadores de aves, pesquisadores e conservacionistas no mundo todo.